top of page

Aprendizagem cooperativa nas escolas profissionais

Nós acreditamos que, pelo desenvolvimento pessoal, social e profissional, o jovem que está no Ensino Médio é capaz de identificar e potencializar as “coordenadas” que vão ajudá-lo a construir seu caminho para a vida adulta. Esse caminho, que trilharemos juntos, pode ser facilitado com a compreensão do que é e de como construir o seu projeto de vida.

A Aprendizagem Cooperativa é uma metodologia na qual estudantes trabalham juntos em grupos heterogêneos para resolver um problema, concluir um projeto ou algum outro objetivo pedagógico. Para o desenvolvimento dessas atividades, os estudantes devem contar com a orientação de um professor ou de um facilitador que será responsável por garantir a presença dos cinco elementos básicos da Aprendizagem Cooperativa, necessários para a correta utilização do método.

Estes cinco elementos básicos são: a) Interação social (face-a-face); b) Responsabilização individual; c) Desenvolvimento de habilidades sociais; d) Processamento de grupo; e e) Interdependência social positiva (JOHNSON &; JOHNSON, 1998).

Os alunos João Victor Alves Pinheiro e Pedro Lucas Juvino, da EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar (Crato), conquistaram o primeiro lugar na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia – FENECIT 2017, realizada em Recife – PE. Orientados pelo professor Neto de Moura, os alunos representaram o Ceará no evento e apresentaram o trabalho Carolina de Jesus que ficou em primeiro lugar na categoria linguística. Com a vitória, a equipe recebeu credenciais para participar de uma feira internacional representando o Brasil, além de um convite para publicação em uma revista científica qualis B1.  

 

Parabéns a todos os envolvidos.   

​Postado em 26 de Abril de 2013

Calendário 2019

Sem_título_1.jpg

IV DOCTOR STUDIA HUMANITATIS

Vem aí a 4ª edição do concurso Doutor em Estudos da Humanidade.

O projeto é uma ação da área de ciências humanas coordenado pela professora Lucivania Moreira.

O objetivo do concurso é promover e aprofundar os estudos no âmbito da área de ciências humanas e suas tecnologias e preparar os estudantes para os processos seletivos internos e externos à instituição, assim como promover a competição saudável e integração entre o corpo discente.

Para acessar o cronograma e conteúdo previsto, acesse o link abaixo.

https://goo.gl/72sbrV

Educação

Cultura

Trabalho

bottom of page